Game relaxante: Hohokum

| segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Hohokum é diferente de qualquer jogo que
você já jogou. Sua primeira reação a ele
provavelmente será: "mas que p**** é
essa?", ou algo do tipo. Pelo menos foi
assim que todos aqui da redação reagiram
ao ver o game rodando pela primeira vez.
Afinal, o visual semi-abstrato do jogo
desenvolvido pela Honeyslug, em conjunto
com o artista Richard Hogg, causa grande
estranhamento.

Talvez o único elemento familiar seja o
personagem jogável, uma criatura com
forma de cobra chamada " Long mover" que
se move pelo excêntrico mundo de Hohokum
sem nenhum objetivo aparente. A posição
da câmera, junto da maneira como a
serpente se move, lembra vagamente o
game Snake, que vinha junto dos celulares
mais antigos da Nokia. Mas claro que
Hohokum é visualmente mais rico, mais
artístico e... Relaxante.

Jogabilidade - Uma cobra num mundo
aberto Quando Hohokum foi projetado, seus
criadores tinham apenas uma ideia em
mente: fazer um game que possa ser
aproveitado sem a necessidade de
perseguir um objetivo. Por isso, quando
você abre o jogo pela primeira vez, é comum
ficar perdido. Não há nenhum texto na tela
lhe dizendo o que fazer. Não existe
nenhuma seta apontando onde se deve ir,
ou um corredor pelo qual você anda até
acabar numa cutscene.

Ao invés disso, você tem à sua disposição
17 mundos bem diferentes, porém não
muito grandes, para explorar. Todos eles
contêm elementos interativos, que são
ativados quando a cobra passa por cima
deles. Podem ser coisas bem simples, como
bolinhas que ativam portais para outros
mundos, ou coisas mais complexas, como
outros personagens, que pulam em cima de
você e podem ser levados para outros
lugares.

Essas pequenas interações dão um
propósito para o jogo, que sem elas
consistiria apenas em vagar por cenários
estáticos. Porém, elas também quebram a
proposta dos desenvolvedores de criar uma
experiência totalmente sem objetivos.
Afinal, acho provável que a maioria dos
jogadores acabe ficando atrás de interagir
com tudo que puder do que em apenas
curtir a "viagem" que é este jogo.

Áudio - Trilha sonora relaxante e
interativa : A parte sonora certamente é o destaque do game. É ela quem cria o clima de
relaxamento que Hohokum proporciona aos seus jogadores, além de fazer com que a sensação de jogar cada nível seja levemente diferente. 

A trilha sonora é o que o transforma num
jogo único, diferente de qualquer game que
eu tenha jogado recentemente. Não me
lembro de alguma experiência tão relaxante
quanto a de Hohokum. O que é ótimo, para
variar um pouquinho das experiências emocionantes porém um pouco estressantes da maioria dos jogos que jogamos normalmente.
Também é legal notar que a trilha sonora é
bastante interativa. Os mundos possuem
vários objetos que alteram a música que
está tocando quando passamos sobre eles.
Geralmente, eles farão com que a trilha
sonora fique mais animada e inclua mais
instrumentos, mas isso varia de mundo
para mundo.

Os gráficos são bastante colorido e com certo grau surrealismo, tão inconvencional quanto é, Hohokum certamente não iria ter gráficos comuns.  Diferente do realismo que quase todos os produtores atuais buscam, o game
da Honeyslug vai por um caminho mais
surrealista, com uma arte visual bastante
colorida. Feito totalmente em 2D, o game
consegue ser extremamente bonito por
vezes, mesmo que seu visual seja bastante
simples.

Porém não há como negar o estranhamento
que o game causa – muito disso por causa
do seu visual diferente. Em muitos
momentos, eu me peguei perguntando: "o
que está acontecendo aqui?". Apesar de
ser extremamente belo em alguns
momentos, em muitos outros o visual não
apresenta nada especial, além de uma ou
outra cena bonitinha ou engraçadinha.
Conclusão Hohokum é um jogo relaxante, por vezes belíssimo e quase sempre MUITO estranho. Depois de passar aquela fase inicial onde você não entende nada do que acontece na tela, ele se torna uma experiência bastante
relaxante, que contrasta com os jogos mais
emocionantes porém estressantes com os
quais estamos acostumados.

Por isso, Hohokum é ideal para quem está
atrás de um game diferente, que
proporcione um tempo de relaxamento. Só é
uma pena que os desenvolvedores não
conseguiram alcançar a experiência
totalmente livre de objetivos que eles
buscavam. Abaixo algumas imagens do jogo que promete relaxar aqueles que o jogar.

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