inFamous: First Light

| segunda-feira, 15 de setembro de 2014


" inFamous: First Light" é a expansão
standalone (independente) de
" inFamous: Second Son ", jogo de ação em
mundo aberto lançado para Playstation 4
no começo deste ano. Isso quer dizer que
você não precisa ter o episódio original
para poder jogar a DLC, o que é uma ótima
pedida caso você tenha US$15 (ou R$31)
sobrando na sua carteira virtual na PS
Store e queira conhecer um pouco de
"inFamous" na nova geração.
Mas antes de querer se aventurar, aqui vai
um aviso: da mesma forma como "Second
Son" tinha seus altos e baixos, esta
expansão também tem praticamente os
mesmos prós e contras. Ou seja, os
gráficos continuam incríveis e a
jogabilidade está tão fluída quanto antes,
mas as missões paralelas também não
aliviam na repetição exagerada e, desta
vez, a duração da campanha é curta,
deixando um gosto de "quero mais" assim
que os créditos começam a aparecer.
Abaixo, você confere a análise completa.
História e Jogabilidade O enredo de "inFamous: Fisrt Light" não enrola no que quer contar: Fetch vive tranquilamente com seu irmão Brent, tentando sobreviver ao dia a dia de Seatle sem precisar usar os seus poderes de conduíte.
Certo dia, a dupla cai numa
emboscada e o rapaz é sequestrado,
iniciando sua jornada no controle da
heroína na busca pelo irmão. Diferente de
Delsin, o protagonista de "inFamous Secon
Son", Fetch não é bobalhona e nem meio
forçada, mas é bem carismática, sabe
dosar bem as palavras, tem personalidade
marcante e gosta de levar tudo a sério
sem parecer durona demais.
É bem interessante acompanhar a evolução da maturidade da personagem a partir do
desenvolvimento da trama que, embora
dure cerca de 4 horas, tem pelo menos
duas reviravoltas bem impactantes. Vale a
pena jogar este episódio paralelo só para
conferir isso.
Na jogabilidade, o game se destaca na
liberdade de navegação que você tem pelo
mapa de Seatle. E mesmo que ele não seja
muito grande, traz uma ampla variedade
de lugares para visitar, escalar
construções e causar a destruição que for
necessária para superar qualquer tipo de
batalha. Fetch usa poderes baseados na luz
neon e, cada vez que cumprir algum tipo de
meta no jogo (por exemplo, matar inimigos
com golpes corpo a corpo, ou enquanto
estiverem no ar ou atirando em pontos
específicos), ganha-se pontos que servem
para evoluir suas habilidades (em número
restrito, desta vez) e, assim, você se
tornar mais poderoso. Grande parte
desses pontos é conquistada, também, com
as missões paralelas que, infelizmente, são
extremamente repetitivas e se resumem a
coletar pequenos pontos de luz, salvar
reféns, derrubar drones policiais ou
destruir carros das milícias ou das DPUs.
Em pouco tempo, esse processo fica
enjoativo. Ainda bem que a produtora
Sucker Punch inseriu uns desafios extras
de combates em arenas fechadas. Além de
testarem a habilidade do jogador e de
serem geralmente divertidos, eles também
rendem pontos para melhorar suas
habilidades. Tem provas de sobrevivência a
várias hordas seguidas de grupos de
inimigos, de resgate a reféns e de busca
pelos maiores placares, com dificuldades e
pontuações bem variadas e outros ainda
que realmente vão fazer você querer jogar
o controle longe.

Duas partes legais dessa novidade: tem um ranking global que compara os melhores (e piores) desempenhos com jogadores do mundo inteiro e, se você tiver um save guardado de "inFamous: Second Son", Delsin poderá ser usados nas arenas e ele mesmo terá alguns desafios exclusivos para completar.
Simples, direto e que pode ser também
acessado após o término da campanha,
assim como a livre navegação por Seatle.

Gráficos e Áudio
Os gráficos de "inFamous: First Light"
estão tão bons quanto os de "inFamous:
Second Son". Isso quer dizer que eles são
belíssimos, lotados de detalhes que
ressaltam aos olhos e impressionam pelo
capricho das texturas e dos efeito de
partículas nas explosões, na chuva caindo e
pelas folhas de vegetação "passeando"
pela cidade. Tirando pequenos problemas
de sombras e de profundidade de campo,
a iluminação também está sensacional e os
reflexos nas superfícies, estão bem
realistas. Dá gosto ficar admirando o
trabalho o visual.

No áudio, o jogo não consegue ser marcante
na trilha sonora. Nenhum game da série,
aliás, tem essa virtude. O destaque aqui
são os ótimos efeitos sonoros e a
verossimilhança que eles adicionam à
aventura, ajudando bastante na imersão do
jogador com o game. A dublagem em
português também está bem boa e,
desconsiderando algumas raras frases
ditas com entonação estranha, as vozes
combinam muito bem com os personagens e
com as emoções que eles transparecem.

Considerações Se você gostou de "inFamous Second Son", com certeza vai se divertir com "inFamous: First Light". Embora com bem menos tempo de duração, com repetição exagerada nas missões paralelas e com pouca variedade de poderes, esta expansão independente vale os US$15 investidos por ter uma ótima personagem inserida numa história bem contada, combates bem divertidos com luzes neon, gráficos tão bons quanto os do game original e arenas de desafios extras que realmente testam as habilidades do jogador.

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